quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Atividade 3: Tecnologias e educação

Com o passar dos anos as tecnologias exercem uma grande influência e geram desafios em nossa sociedade, pois são complexas, incertas e velozes em suas transformações. Seu principal objetivo é o de mediar a comunicação, facilitando a reflexão, a colaboração e assim o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a postura pesquisadora através da troca de ideias e posições. Segundo KENSKI- 2001 essas condições possibilitam novas relações dos educandos com o conhecimento, gerando uma relação dialógica e possibilitando a construção do conhecimento e de soluções criativas para as suas necessidades.

Através das tecnologias a escola pode se conectar com o mundo, os
professores podem acompanhar a evolução das ciências e orientar
adequadamente o aluno para que atribua sentido aos conceitos em estudo, o que permite o uso de aulas multimídia, pesquisas interativas e trabalhos escolares digitados, com a troca de informações quase que instantânea, através de emails, pen-drives, e outros. Mas, ao trabalhar com as tecnologias, o educador deve ter o devido domínio sobre elas e um bom plano de estudo para que o trabalho seja adequado e produtivo.

Ao se trabalhar, adequadamente, com essas novas tecnologias,
KENSKI constata que:
“(...) a aprendizagem pode se dar com o envolvimento
integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu
imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de
desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de
responsabilidades, do criar e do refletir juntos.”
(KENSKI,1996, p.146).

Portanto, não basta que o professor leve os estudantes a conhecerem as tecnologias, mas é necessário que os conduza a refletir, criar, pesquisar e os tirar o devido proveito delas.

Um comentário:

  1. Oi, Claudiane,
    Muito importante seu comentário sobre o preparo adequado para o uso das tecnologias para a educação. De nada adiantaria termos um arsenal tecnológico se não soubéssemos o que fazer com ele, não é verdade? Muito bom =)
    Abraço,
    Ana

    ResponderExcluir