quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Texto referente a Atividade 2


Sempre me apercebo na condição de aluna, pois da mesma forma que ensino aprendo com os saberes dos estudantes.

 

A interação presencial há a possibilidade do contato pessoal frequente, o que em muitas situações influencia na aprendizagem por existir certo elo de afetividade.

 

Já a interação a distância se dá na maioria das vezes por meio das tecnologias, o que pode causar certo distanciamento entre educador e educando. A interação organizada entre pessoas que utilizam computadores ou redes de computadores como meio de comunicação, tem trazido contribuições para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e habilidades de planejamento que são exigidas para suprir o vazio entre informação e desempenho de trabalho ou de conhecimento.

Mas, em ambos os casos é necessário que haja um espaço colaborativo de aprendizagem para uma interação que sustente a construção, inserção e troca de informações pelos participantes, visando a construção social do conhecimento.

É necessário o máximo esforço possível do educador em interagir com os educandos proporcionando um ambiente aberto a questionamentos e livre para discussões.

 

Segundo o Dicionário Aurélio (FERREIRA, 2000, p. 693): “tutor s. m. 1. indivíduo legalmente encarregado de tutelar alguém. 2. Protetor”. Gutierrez e Prieto (1994) defendem que o tutor tem um papel de  assessor pedagógico, com função mediadora, articuladora, facilitadora, acompanhando o processo de formação. Deve apresentar, ainda, alguns atributos, tais como: clareza na concepção de aprendizagem, empatia, domínio do conteúdo, construção do conhecimento, e trazer assim um ambiente agradável para os estudantes.

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