segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MATRIZ FOFA e considerações


MATRIZ FOFA


Forças
 
·         A disposição de alguns recursos informatizados;
·         A participação no PFT;
 
Fraquezas
 
·         A limitação no uso de alguns programas de computador indicados para o uso na tutoria.
 
·         Tempo disponível para o acompanhamento adequado dos cursistas na rede.
Oportunidades
 
·         Nova oportunidade de Formação;
 
·         Aprendizagem com as novas ideias e experiências dos cursistas
 
 
Ameaças
 
·         A falta de experiência no trabalho de tutoria o que pode comprometer algumas realizações no início do trabalho;
 
·         O esforço para as avaliações de forma justa e a realização do trabalho em equipe.



Considerações:
Fazendo uma breve análise da minha matriz FOFA percebo que as Forças são essenciais para o meu trabalho como tutora e que as oportunidades são grandes fontes de produção e aquisição de conhecimentos.

Quanto às fraquezas e ameaças percebo que com um esforço podem se transformar em grandes oportunidades para eu melhore o meu trabalho conforme tenho descrito abaixo:

Fraquezas que podem se transformar em oportunidades

Quanto à limitação no uso de alguns programas de computador, pode se transformar numa oportunidade para que eu procure mais informações sobre informática, adquirindo assim outros conhecimentos que eu não tenha e que podem me ajuda futuramente.

Quanto ao tempo disponível, pode se tornar uma oportunidade no sentido de que eu aprenda a ampliar mais o meu tempo para o trabalho de tutoria, visto que terei trabalhos e avaliações a serem corrigidas diariamente, o que exigirá um tempo de muita dedicação ao trabalho.

Ameaças que podem se tornar oportunidades
Quanto à falta de experiência nesse trabalho, percebo que devo redobrar a minha atenção para que evite o máximo de equívocos possíveis. Isso será uma grande  
oportunidade de adquirir experiência nesse trabalho, o que pode me ajudar em atividades futuras.

Sinto também que devo fazer uma análise bastante detalhada das avaliações para que não cometa injustiças  e  bastante esforço para incentivar e manter o trabalho em equipe de forma que garanta o aprendizado de todos. Assim, terei a oportunidade de estudar e obter mais conhecimento sobre esses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário